Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

A Terapia Ocupacional e sua importância na promoção de saúde da pessoa com Artrite Reumatóide

            A Terapia Ocupacional sendo uma profissão que visa a participação, independência e autonomia na realização das atividades humanas, se torna um importante recurso não somente para pessoas que perderam essas prerrogativas de vida mas também  na  promoção de saúde. 
            A Artrite Reumatóide (AR)  é uma doença auto-imune com etiologia não conhecida, sendo caracterizada por poliartrite periférica, o que leva a deformidade e destruição das articulações por erosão de osso e cartilagem. Em geral acomete pequenas e grandes articulações em associação de regidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando esta envolve outros órgãos a morbidade e a gravidade da doença são maiores podendo diminuir a expectativa de vida em 5 a 10 anos. 


         
              










               As pessoas com diagnóstico de AR, com a progressão da doença podem perder a capacidade de realização das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) assim como das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), o que gera impactos psicológicos, sociais e econômicos na vida do paciente.
            Com isso a Terapia Ocupacional demostra ser fundamental para a redução da progressão das deformidades e estruturação das atividades diárias evitando controlando a fadiga em excesso.
              Dentre as técnicas utilizadas pelo Terapeuta Ocupacional destacamos a educação do paciente quanto as orientações com a abordagem de proteção articular, treino de habilidades para performance nas ABVD's e AIVD's, manejo da fadiga com técnicas de conservação de energia.
Algumas das modificações no modo de fazer:




           A Terapia Ocupacional ainda pode se utilizar de técnicas cinesioterápicas e a indicação e/ou confecção de órteses:

                    Com isso o Terapeuta Ocupacional se torna responsável e indispensável na promoção de saúde e melhora da qualidade de vida, mantendo a participação e melhor performance nas atividades desempenhadas pela pessoa durante o tratamento da AR.



Referências:
Sociedade Brasileira de Reumatologia
NOORDHOEK, Johanna; LOSCHIAVO, Fabricia Quintão. Intervenção da terapia ocupacional no tratamendo de indivíduos com doenças reumáticas utilizando a abordagem da proteção articular. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo,  v. 45,  n. 4, Aug.  2005 .Site : Saúde com inteligência

Nenhum comentário:

Postar um comentário